No tempo que tenho livre vou fazendo pequenas coisas que me dão prazer, é uma maneira de passar melhor os dias e ficar com peças lindas e originais que me dá gosto olhar.
O artesanato regional de Glória do Ribatejo, é feito por outras artesãs Glorianas.

sábado, 5 de dezembro de 2015

Artesanato-Taleigos da minha mãe



Fui ao fundo do baú á procura destas relíquias,porque eu gosto do artesanato gloriano antigo, por ser muito simples.
O primeiro "talego"era da minha mãe ir á farinha para fazer o pão caseiro,é feito com retalhos de vários tamanhos(aproveitamento de restos de tecidos de camisas, casacos tipo camiseiros justos e curtos e outras roupas do dia a dia)com monograma do nome do meu pai,e"bicos" só na parte de cima.
O segundo tem mais de sessenta anos,era o "talego" que a minha mãe bordou a ponto cruz, para oferecer ao meu pai quando começaram a namorar.Tem "bicos" á volta mas faltam-lhe os berloques tipo vassourinhas e a fita de nastro de atar com uma vassourinha também na ponta.Existem dezenas de variedades destes talegos com outros motivos e outros monogramas dos namorados,talvez eu consiga fotografar um novo, um dia destes.
Na ultima foto,uma bolsinha da minha mãe também muito antiga,feita com retalho de uma camisa, (já não há deste tecido) berloques em croché,"bicos"na parte de cima e monograma com o nome do meu pai, usava-se assim antigamente.  Para a semana vou-lhes falar dos lenços dos namorados da Glória do Ribatejo.

Sem comentários:

Enviar um comentário